quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Alho para prevenir o Câncer


alho-para-prevenir-o-câncer2
Mais popular como um dos principais temperos nas cozinhas, o alho também é um vegetal com substâncias bioativas que previne vários tipos de câncer.
O estudo realizado pela multinacional European Prospective Investigation em Câncer e Nutricion(EPIC), determina que uma maior ingestão de cebola e alho diminui o risco de que se desenvolva o câncer intestinal.
O alho, conforme uma avaliação americana feita junto à mulheres de meia idade, reduz as possibilidades de se contrair o câncer do cólon do útero.
Através de pesquisas realizadas na China, constatou-se que comer alho todos os dias, e também a cebola e a cebolinha, reduz o risco do câncer de próstata, do câncer no estômago e no esôfago. A lista também inclui o de câncer de pâncreas.
Já os pesquisadores franceses descobriram que o consumo regular do alho reduz o risco de câncer de mama.
Baseada em todos os estudos validados, a OMS, a Organização Mundial da Saúde, definiu o consumo de alho como vegetal anti câncer nas seguintes doses:
  • 2-5 gramas de um dente crú
  • 2-5 mg na forma de óleo
  • 300-1000 mg do extrato
  • 0,4-1,2 gramas em pó
Mas como o alho pode previne o câncer? O câncer ataca quando a estrutura defeituosa no DNA não é reparada. O que acontece é que estrutura danificada gera células novas com defeitos iguais ou similares, quando dá-se a divisão celular.
Neste processo todo, as instruções genéticas atrapalham o funcionamento normal das células saudáveis. Seguindo seu curso normal, as células envelhecem e morrem, estão genéticamente programadas para isso, num processo que se chama apoptose.
Entretanto, as células com estrutura danificada não conseguem seguir esse processo, e tornam-se “imortais”. E são essas que formam os tumores.
Conforme o tipo de proteína disponível nas células que formam um tumor, ele torna-se benigno, ou maligno, que são os cancerosos.
Voltando ao alho, que é conhecido por suas propriedades anti bacterianas, ele age como bloqueador na ativação dos carcinógenos, as substâncias que causam o câncer. Basicamente, o alho reduz o crescimento das células danificadas, causando sua morte, e passando assim, a ser um dis melhores alimentos anti câncer na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário